27 janeiro 2005

 

Luiz Antônio Assis Brasil na Póvoa



Por falar em autores brasileiros, Luiz Antônio Assis Brasil, autor de O Pintor de Retratos (Ambar), irá lançar o seu romance A Margem Imóvel do Rio durante a Corrente d'Escritas, na Póvoa de Varzim. A edição é igualmente da Ambar. Um extracto:

«Vieram na segunda classe, no mesmo navio que reconduzia para cá D. Pedro II depois de uma visita à Europa. Ela enxergara o Imperador tomando sol no convés mais alto. Abanou-lhe. Foi retribuída. Desde então o Monarca passara a ser apenas um homem como os outros. – D. Pedro é um homem como os outros – ela um dia disse ao Historiador, provocando-lhe uma reação de espantada incredulidade. Ele nunca pensara nisso. O fascínio imperial estava muito acima dessas contingências humanas. A primeira coisa do Brasil a chamar a atenção de Cecília foi a selva. Em Portugal a natureza fora domada havia séculos. Aqui, a selva, plena de vapores, crescia por tudo, recobrindo as montanhas do Rio de Janeiro e entranhando-se no caráter das pessoas. A selva possuía algo de misterioso, como um coração.» [Luiz Antônio de Assis Brasil, A Margem Imóvel do Rio, LP&M Editores, 2003.]

Luiz Antônio de Assis Brasil nasceu em Porto Alegre, onde vive, em 1954. É professor universitário e já escreveu um livro de ensaios sobre literatura dos Açores. Entre os seus livros contam-se O Homem Amoroso, Breviário das Terras do Brasil, O Pintor de Retratos (publicado em Portugal) e A Margem Imóvel do Rio, que foi finalista do Prémio Jabuti e é também do Portugal Telecom Brasil.



 

Nelson Motta em Portugal

O brasileiro Nelson Motta será publicado em Portugal. O livro, O Canto da Sereia (Um Noir Baiano), publicado no Brasil pela Objetiva -- é a sua estreia no romance policial com um cenário cheio de música, mães de santo, carnaval, trios eléctricos e Salvador por todo o lado. Entretanto, Nelsinho Motta já publicou um novo romance, Bandidos e Mocinhas . Assunto para abertura: Lana Leoni é uma actriz sexy e decadente que morre no palco, misteriosamente assassinada durante a encenação de um polêmico sucesso teatral carioca. A edição é da nova editora Palavra.

 

Para a semana no Livro Aberto


A primeira emissão de Fevereiro no Livro Aberto terá como convidado o filósofo José Gil. Sobre a mesa, o livro Portugal, Hoje. O Medo de Existir.

09 janeiro 2005

 

INTERRUPÇÃO (INVOLUNTÁRIA)

Motivos técnicos e logísticos impediram a actualização do Livro Aberto durante as últimas semanas. Tratando-se de uma emissão semanal de televisão, é lamentável que isso tenha acontecido. As minhas desculpas. Ainda durante esta semana se procederá à actualização e «ressurreição» do blog.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?